9 de agosto de 2009

A recepção em um bufê

Quando o casal não tem tempo para organizar todos os detalhes que envolvem a recepção o ideal - e mais cômodo - é optar pela contratação dos serviços de um bufê em seu próprio espaço.

O primeiro critério que deve ser avaliado é a disponibilidade financeira do casal e, a partir disto, realizar uma grande pesquisa para avaliar a idoneidade das empresas e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além dos preços e condições de pagamento.

Portanto, é necessário ter o máximo de cuidado na hora da escolha para contratar um serviço de qualidade, reunindo o maior número de informações possível para que não haja arrependimentos.

Procurem conhecer os serviços oferecidos por vários bufês, peçam indicações e procurem conferir pessoalmente o trabalho de cada uma deles.

Peçam informações a respeito da qualidade dos serviços, do profissionalismo, da qualidade dos alimentos e da seriedade dos profissionais envolvidos.

A primeira regra é não contratar um bufê simplesmente por ser o mais barato.

O preço, claro, é muito importante, mas não se deixem levar apenas pelo preço.

Alguns bufês têm preços diferentes para cada dia da semana.

Em geral o serviço é cobrado por pessoa (alguns não cobram crianças com menos de 10 anos) e o custo da taxa do salão muitas vezes é cobrado à parte.

Na maioria das vezes, as bebidas alcoólicas e a cerveja não estão incluídas, sendo também negociadas à parte: em geral, o uísque e os vinhos são cobrados “por rolha”.

A forma de pagamento requer atenção, pois a maioria dos bufês só aceita parcelar até a data do casamento.

Um serviço completo de bufê inclui toda a mão-de-obra - garçons, cozinheiras e copeiras - e todo o material necessário, ou seja, talheres, pratos etc.

Há alguns que, além da comida tradicional, oferecem cardápios especiais, como comida árabe, japonesa ou italiana.

Sintam-se à vontade para solicitar sugestões, pedir orçamentos e efetuar pré-reservas.

Definam criteriosamente o que pretendem servir aos seus convidados: alguns bufês permitem que o cliente experimente o cardápio proposto antes da festa, fazendo uma degustação.

Durante as visitas se tem a oportunidade de poder observar o ambiente, analisando não somente se o espaço é agradável, mas também checando as condições de higiene do salão.

Peçam para ter acesso à cozinha e só depois prestem atenção no cardápio.

Um bom atendimento e um tratamento especial é essencial nestas ocasiões.

CONTRATANDO

Alguns cuidados devem ser tomados na escolha do um bufê que poderá vir a ser contratado, além da qualidade dos profissionais.

A regra básica é fazer sempre uma pesquisa bastante detalhada, obtendo referências com pessoas que já o contrataram, antes mesmo de perguntar o preço.

Muita cautela: chequem sempre a situação financeira e a idoneidade da empresa, procurando saber se está bem estabelecida no mercado.

Em nenhuma hipótese contratem um bufê em que só se pode ver o escritório.

Verifiquem com que antecedência o contrato necessita ser fechado para garantia da data.

Façam questão de esclarecer tudo o que está incluído no contrato, incluindo se existe uma porcentagem de perda (copos quebrados, etc) cobrada à parte.

Estejam atentos para algum custo no caso de precisarem adiar ou cancelar a recepção.

É interessante que também possa constar em contrato a descriminação e o número de profissionais que deverão trabalhar, a fim de que haja uma proporção adequada ao número de convidados.

Um comentário:

  1. oi, eu e minha mãe estavamos contando com um buffet D'FESTAS para minha festa de 15 anos, e se recusam a me deixar assistir um evento deles pois alegam motivos nada a ver.
    já ficamos com medo... depois de tantas denuncias que vemos né realmente não da pra confiar conhecendo só o escritorio, mas enfim fazer o que...
    Cuidado pessoal!
    beijos My

    ResponderExcluir