9 de agosto de 2009

Música do religioso


A música será a trilha sonora dos seus sonhos, criará a atmosfera da cerimônia religiosa e irá divertir os convidados durante a recepção...

Portanto deve ser planejada com muito critério e escolhida cuidadosamente.

Como a música é um item absolutamente pessoal, personalizem a música de seu casamento, mesclando as músicas tradicionais com qualquer uma que tenha significado em suas vidas, como músicas de filme, músicas populares brasileiras, "românticas" e temas de novela.

Mas sempre ouçam os conselhos de profissionais que saberão dizer o que será mais adequado.

Caso a cerimônia religiosa ocorra no mesmo lugar da recepção, pode-se contratar o mesmo serviço de sonorização para os dois.

Assim como para todos os outros serviços a serem contratados, é importante escolher com critério a empresa que vai prestar o serviço de música para a cerimônia, que deve um escritório comercial de atendimento e constituída legalmente, com CNPJ.

O preço e qualidade podem variar muito de uma empresa para outra, por isso convém assistir a uma apresentação para ver o trabalho oferecido e avaliar a organização, a postura, a aparência, a qualidade dos instrumentos, dos cantores, dos trajes que usam, dos equipamentos de som.

A cerimônia religiosa exige músicas clássicas ou sacras, que devem ser escolhidas de acordo com a preferência, a cultura e a religião dos noivos, mas é importante combinar a música com o estilo correto, para valorizar cada momento da cerimônia.

Deve-se adequar o número de instrumento e vozes ao tamanho do local da cerimônia: se for muito grande, exige um som mais forte e se for pequeno, um som mais leve.

Alguns templos religiosos já oferecem a música para a cerimônia.

É preciso atenção para as normas de cada igreja, pois algumas músicas podem ser vetadas.

Na cerimônia religiosa a música não deverá ser muito alta, mantendo o clima de emoção.

O ritual da cerimônia de casamento tem etapas e cada momento pede um tipo de música adequada com uma sonoridade diferente, sempre se reservando a música de maior impacto para a entrada da noiva.


- Entrada dos pais e padrinhos
Requer uma música nobre, clássica, com um caráter solene, mas sem muita pompa, alegre, romântica, de estilo tradicional, que valorize a elegância das mães e madrinhas.

- Entrada do noivo
Em muitos casamentos o noivo entra com os padrinhos, mas a entrada do noivo, quando sozinho, exige uma música de caráter masculino, nobre, forte, vigorosa, com certa pompa, mas alegre.

- Entrada das daminhas, floristas e pajens.
Se forem crianças deve ser uma música clássica, mas de caráter infantil, mais leve, suave e alegre.

- Trompetes ou clarins
O toque de trompetes ou clarins anunciando a chegada da noiva, ainda com as portas fechadas, é um momento de rara beleza.

- Entrada da noiva
A entrada da noiva é o grande momento da cerimônia, o mais formal, o clímax musical da cerimônia, que requer uma música clássica, forte e marcante, de grande impacto e brilho, que seja solene e pomposa.


A tradicional marcha nupcial de Mendelssohn é a musica a mais escolhida e a mais tradicional, mas a 9a Sinfonia de Beetoven também é uma excelente opção para este momento.

Pode-se optar por uma música mais popular estilizada, que tenha um significado especial para os noivos, mas é preciso que ela seja adequada ao momento solene.
É necessário verificar se a Igreja aprova esta alteração.

- Benção das Alianças
A bênção das alianças é o momento de oração, de paz e reflexão, de muita concentração, que requer uma música exclusivamente religiosa ou clássica, calma, suave e mística - como a Ave Maria de Gounod ou similar - só tocada ou cantada por uma soprano ou por um tenor.

- Assinaturas
Neste momento convém que se toque uma música instrumental suave ao fundo.

- Cumprimentos no altar
Este é um momento de grande emoção entre noivos, pais e padrinhos, onde todos se abraçam e devem ser envolvidos por músicas alegres e românticas.

- Saída
Assim como na entrada da noiva, na saída a música deverá ser muito forte, impactante, alegre, animada e grandiosa, que proporcione uma emoção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário