4 de agosto de 2009

Métodos anticoncepcionais

Os métodos anticoncepcionais são utilizados para evitar uma gravidez, impedindo a fecundação do óvulo pelo o espermatozóide.

Para saber qual o melhor método deve-se sempre consultar um médico.

- Camisinha masculina
É uma capa de borracha finíssima usada pelo homem no pênis na hora do ato sexual, que impede o contato dos espermatozóides com a vagina da mulher.

- Camisinha feminina
É uma bolsa de plástico fino, transparente e suave, com dois anéis, sendo um preso e o outro móvel (que não deve ser removido) que se coloca dentro do útero na hora do ato sexual.

- DIU (Dispositivo intra-uterino)
É um dispositivo em forma de T, feito de plástico e coberto com um fio de cobre, que é colocado dentro do útero de forma temporária.

- Espermicidas
São produtos químicos em forma de geléia, cremes, espumas, comprimidos e filmes que são colocados na vagina e que matam ou imobilizam os espermatozóides.

- LAM (Método da lactação amenorréia)
É um método natural para evitar filhos que aproveita o período de infertilidade que a mulher tem durante a amamentação.

- Anticoncepção de emergência (Pílula do dia seguinte)
É um método anticoncepcional que pode prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida, ou se o método anticoncepcional usado falhar (por exemplo, se a camisinha estourar).

- Temperatura
É a identificação do período fértil da mulher através da temperatura do seu corpo.

- Pílula
É um comprimido, que contém hormônios parecidos com os hormônios que a mulher tem em seu corpo e que impede que aconteça a gravidez.
Existem dois tipos: a pílula combinada (contém estrogênio e progestogênio) e a mini-pílula (apenas de progestogênio).

- Tabelinha
É a identificação do período fértil da mulher (período em que a mulher pode engravidar), através do histórico de seus ciclos menstruais, para determinar qual o período em que não deverá ter relações sexuais.

- Injeção
São injeções intramusculares periodicas feitas com hormônios parecidos com os que a mulher tem em seu corpo.

- Muco servical
É a identificação do período fértil da mulher através do muco cervical, para saber qual o período em que a mulher não deverá ter relações sexuais.

- Vasectomia
É um método definitivo.
É uma cirurgia feita no aparelho genital do homem, através da qual são amarrados e cortados os canais deferentes, impedindo que o espermatozóide saia quando o homem ejacule.

Nenhum comentário:

Postar um comentário