4 de agosto de 2009

Saúde

Faltando seis meses para a festa é hora de estar em forma e cuidar da saúde e da aparência, pois os noivos estarão no centro das atenções.

Não deve existir a preocupação de fazer mudanças radicais, como plásticas, por exemplo, pois não é uma simples questão de estética.

É hora de ambos fazerem um verdadeiro check-up completo, indo ao dentista e ao clínico geral, e a noiva ao ginecologista, para evitar "acidentes" desagradáveis às vésperas do casamento.

Dentista

Nos preparativos de seu casamento a saúde bucal também deve ser levada em consideração.

Consultem um dentista para que ele possa verificar o que deve ser feito para vocês sorrirem muito à vontade em seu casamento, podendo ser um simples clareamento dos dentes ou até tratamentos mais demorados e complexos.

Dieta

Se a intenção é dar uma "enxugada", fujam de regimes caseiros, pois eles são prejudiciais à sua saúde.

Não esqueçam de que o corpo não muda da noite para o dia.

Se vocês precisam perder peso, comecem uma reeducação alimentar, se possível acompanhada por um bom profissional, não consumindo mais calorias do que as que são gastas, trocando os doces e as gorduras por uma dieta balanceada, enriquecendo a alimentação com frutas, legumes e verduras.

Durmam, no mínimo, 8 horas por dia.

Médicos

A escolha de um médico deve ser criteriosa.

É importante que o casal procure médicos de sua confiança: precisam ser habilidosos, interessados e abertos, que transmitam segurança, amizade, compreensão, respeito e carinho profissional, para que ambos tenham liberdade de expor qualquer dúvida ou problema, sexual ou não, e fazer qualquer tipo de confidência.

Exames pré-nupciais

Apesar de não serem obrigatórios, um grande número de casais faz ainda hoje, os exames pré-nupciais.

São pedidos estudos cromossômicos, exames de sangue (entre eles estão os de fator RH e o de HIV) e outros necessários para a verificação completa da saúde do casal.

São exames preventivos e necessários, não só para casais que tenham risco ou que não façam acompanhamento médico regular.

O objetivo é detectar e diagnosticar doenças ou qualquer problema que possa interferir na vida sexual do casal, além de adequar o melhor método anticoncepcional e prevenir possíveis complicações, principalmente em relação aos filhos que virão.

Casais muito jovens ou formados por parentes consangüíneos devem tomar cuidados redobrados.

O mesmo vale se o noivo ou a noiva já tiver alguma deficiência crônica.

O teste de HIV, para verificação do vírus da AIDS, pode ser um tema constrangedor, mas todos os noivos deveriam fazê-lo, pois é uma medida que significa respeito - por si próprio e pelo parceiro - e responsabilidade.

Se houver necessidade, noivos serão encaminhados a um especialista para apoio em algum problema específico, como geneticista, psicólogo ou psiquiatra, por exemplo.

Eventuais problemas de saúde que possam surgir devem ser encarados com franqueza e enfrentados com coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário