1 de agosto de 2009

Os padrinhos

Um dos momentos mais difíceis da organização do casamento é a escolha dos padrinhos, pois, por se tratar de um momento muito especial, as pessoas escolhidas devem também ser especiais.

Já na época Medieval o padrinho sempre era um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para proteger a noiva de um possível rapto.

Deve haver consenso entre o casal na hora de definir quem serão os padrinhos.

Essa decisão deve ser tomada assim que a data do casamento for marcada e o convite deverá ser feito com, no mínimo, seis meses de antecedência, para que os escolhidos tenham tempo de se preparar.

Padrinho não é aquela figura que se escolhe para estar no altar por sua classe social ou por representar um belo e caro presente de casamento, embora isso ocorra com freqüência, como forma de ajudar o começo da vida do casal.

Tenham em mente que o critério de escolha dos padrinhos deve ser o da afetividade, uma demonstração de amizade.

Os padrinhos devem ser amigos, cúmplices do seu amor, pessoas que farão parte de sua história que vão estar presentes e que vão acompanhar a trajetória do seu casamento, com quem se poderá contar para ajudar a resolver os problemas do cotidiano e, eventualmente, levarão uma palavra amiga em momentos de dificuldade e em situações difíceis.

Os padrinhos são naturalmente escolhidos entre as pessoas muito próximas, do ciclo de amizade dos noivos e entre os membros da família, mas não precisam necessariamente conhecer-se entre si.

Se convidarem amigos solteiros e sem parentesco, marquem um encontro para que se conheçam antes da cerimônia.

É conveniente e educado convidar o casal, em caso de serem casados, mas, em alguns casos especiais, se pode considerar a possibilidade de "desfazer" o casal.

Não é obrigatório que sejam casados, pois não há problemas em colocar pessoas que não estão comprometidas: elas podem estar ao lado de um amigo ou parente dos noivos.

A idade dos padrinhos não tem importância, já que a escolha está baseada na amizade, mas convém evitar chamar pessoas que não morem na cidade, pois isto poderá trazer problemas e despesas a mais para o convidado.

Quanto maior o número de padrinhos, mais formal é a cerimônia.

Não existe limite máximo para o número de testemunhas e padrinhos - desde que o espaço seja suficiente para comportá-los - mas um casamento sem exageros é elegante e o ideal é que sejam dois casais de padrinhos de cada lado, sem ultrapassar o número máximo de quatro casais de cada lado.

A quantidade de padrinhos recomendada pode ser definida de acordo com o tamanho do local (altar, igreja, cerimonial) e pelo tipo de casamento que se pretende realizar.

O casamento civil exige, em regra, a presença de duas testemunhas, sendo um homem e uma mulher, pois tanto a lei civil, quanto a eclesiástica requerem a presença de um homem para cada lado.

Algumas igrejas indicam uma certa quantidade de padrinhos, já que altares pequenos exigem poucos casais.

Não há um número máximo e, de acordo com a disponibilidade do local, do momento e da concordância do celebrante do casamento, outras pessoas poderão assinar como testemunhas.

Os padrinhos e as madrinhas devem ser convidados antes dos demais assim que forem definidos os nomes, a maneira mais elegante e correta é oficializar os convites pessoalmente.

Como eles são pessoas especiais, ofereçam lembranças especiais.

Se houver algum impedimento, haverá tempo para pensar em outros nomes.

Não peçam presentes aos seus padrinhos: a decisão deve se deles, que, com certeza, lhes ofertarão o que estiver ao seu alcance.

Planejem então um belo jantar, convidem todos, informando quem são os outros padrinhos e nesta reunião já é possível definir outros detalhes, como cor da roupa que vão usar e o ensaio da cerimônia.

Durante a realização do casamento civil as testemunhas se posicionam atrás dos noivos e ao fim da cerimônia assinam o livro logo em seguida aos pais.

Na igreja, os padrinhos titulares se posicionarão ao lado dos noivos - madrinha ao lado da noiva e padrinho ao lado do noivo – e os demais padrinhos servirão de testemunhas.

11 comentários:

  1. Quanto maior o número de padrinhos, menor será a importância deles! Além de 4 casais.. eh exagero!

    Se os padrinhos formarem um filão... eh sinal que se casa mais um pobretão! (um número excessivo de padrinhos denota a necessidade de angariar presentes. A maioria dos convidados irá comentar!)

    ResponderExcluir
  2. Olha, escolher os padrinhos é muito dificil,
    Mais de 4 padrinhos é exagero? Eu acho que mais de 4 padrinhos, indica que temos muitos amigos!

    ResponderExcluir
  3. eu vou chamar 6 ou 7 kkkkkkkkkkkkkk ué tenho muitos amigos ué

    ResponderExcluir
  4. Concordo na referência escolha. Acredito serem pessoas que sempre possam somar na vida dos noivos.
    Quanto a quantidade de padrinhos, a cultura local pode influenciar.
    Geralmente a praxe de presente é normal. Daí para a exploração já seria para outra discussão. O que importa é que todos se sintam feliz com ou sem presentes, com muitos ou poucos padrinhos. vida nova e muita alegria em viver. Alexandre.

    ResponderExcluir
  5. Temos muitos amigos e chamamos 14 casais, 7 de cada lado.
    Não achamos exagero e não representa falta de dinheiro, absurdo falar isso.
    Chamamos quem queremos bem e quem compartilha momentos importantes de nossas vidas e que queremos que continuem compartilhando bons momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu casamento é ano que vem e tbm chamamos 14 casais!

      Excluir
    2. afinal.. cada um faz oq bem quer no seu casamento! Chega desse monte de regrinhas q tem em casamentos..só mostra q não tem personalidade, e fica igual a tudo!
      Vou casar em dezembro, e pensando nas pessoas importantes lá se foram uns 9 casais de cada lado!rs
      Quero mais é q meu casorio seja diferente de todos! ;p

      Excluir
  6. no meu casamento será 16 casais, amigos queridos! a igreja é grande, e tbm é só não ficar enrolando para entrar!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente, quatro casais de cada lado deveria ser uma regra. Quando se batiza um filhos são dois casais e acabou e ninguém fica chateado, imagina se devemos chamar tooooooooooooooodos os amigos para serem padrinhos!! Ainda mais que o tempo mostra que você tem bem menos amigos do que pensava ter!!!

    ResponderExcluir
  8. meu amg quer colocar 3 pares de padinhos para cada. seria exagero? pq teve briga e ele naum sabia o que fzer e pediu minha ajuda, então pode ser mais de 1 casal de padrinhos para cada?!

    ResponderExcluir