20 de julho de 2009

Os convites


Seis meses antes do casamento os noivos já sabem os locais e os horários da cerimônia e da recepção, então é o momento certo para começar a pensar na impressão dos convites...
E encomendá-los!
O convite de casamento é um item importante e os detalhes fazem a diferença, pois ele é o cartão de visitas do casamento, onde o papel, a impressão e o texto dão aos convidados o tom da cerimônia.
Simples ou sofisticado, o convite deve expressar com alegria e elegância como vai ser o casamento.
A tendência hoje é que o convite seja simples, claro e objetivo, em papel de boa qualidade e impresso com letras simples.
Quando a festa for íntima, com poucos convidados - em torno de trinta até cinqüenta pessoas - o convite impresso pode até ser dispensado e os convites podem ser feitos por telefone.
Antes de escolher o modelo do convite, pesquisem, faça orçamentos em várias gráficas, para não sair do orçamento.
Idéias não faltam para casais mais arrojados, como colocar sua foto nos convites, ou mesmo caricaturas, fazer convites temáticos conforme a profissão do casal ou o tema da festa, ou ainda enviar os convites em CD-ROM, com fotos, sons e imagens.
Há uma grande variação de preços de acordo com o papel, a gramatura, e o tamanho, mas quanto maior a quantidade encomendada, menor será o valor.
ESTILO
O convite deve ser compatível com o horário, a formalidade e o estilo do casamento, pois é o convite que dá uma idéia prévia de como será a ocasião, sendo esta a referência para os convidados: se o evento será formal, informal, elegante ou divertido.
O que vai definir o convite é a combinação entre a cor, o tipo de papel, a impressão, o tamanho e a mensagem.
As gráficas têm mostruários com uma ampla variedade de modelos e algumas até os levam até a residência dos noivos.
PAPEL
Se quiserem um convite chique, invistam no papel: um papel de qualidade sempre fica mais sofisticado.
Quanto à gramatura do papel, quanto mais espesso o papel, melhor a aparência da impressão, do monograma e demais detalhes do convite.
COR
Os clássicos e mais sofisticados são os convites com as cores claras, em papel branco, marfim, cinza, prata ou creme, escritos em grafite ou creme, escritos em sépia, e o envelope em marfim com forro azul, ou envelope branco com o forro em prata.
Para não errar na escolha da cor da impressão prefiram a preta, o azul-marinho ou a grafite, mas o dourado e o prateado são permitidos.
Utilizem sempre a mesma cor para a escrita de fora, a impressão de dentro e o lacre do convite.
Convites em cores fortes - como vermelha, laranja, amarela, verde e até preta - usadas para fugir do lugar-comum e dar um toque moderno, são permitidas, mas é preciso muito cuidado com as combinações, de forma que o bom gosto continue prevalecendo.
O azul escuro e o verde musgo são cores sofisticadas e o convite fica lindo com letras em prata antigo.
TAMANHO
Festas informais e para poucas pessoas requerem convites menores.
Festas mais requintadas exigem convites de tamanho médio.
Convites grandes são indispensáveis para festas extremamente luxuosas.
TEXTO
É preciso prestar atenção em algumas regras que existem para os convites de casamento.
O texto deve ser curto, simples, mas marcante e não se usam símbolos, como o “&” em vez de “e”.
Como qualquer outro convite, o convite de casamento deve conter basicamente estes itens:
- O que é o evento
- Quem está fazendo o convite
- Aonde será
- A que horas vai acontecer
- Se houver RSVP, um número de telefone para resposta.
QUEM CONVIDA
O importante é que os nomes dos pais do noivo e da noiva sejam citados no convite, mas, pela tradição, são os pais da noiva que fazem o convite para o casamento, independendo de quem paga o casamento.
Entretanto, os convites podem ser feitos em nome de ambos os pais ou até mesmo dos pais do noivo e até pelo casal de noivos, quando então o nome da noiva vem em primeiro lugar.
- Se os noivos já vivem juntos quem deve convidar são os noivos, ou até os próprios filhos podem convidar para o casamento de seus pais.
- No caso de ausência de um dos pais colocar-se os nomes de família no lugar dos nomes dos pais ("Família Soares e família Diniz convidam...”) é uma forma interessante.
- Não há qualquer inconveniente em constar o nome da mãe ou do pai seguidos da expressão “in memorian” em caso de falecimento recente.
- Mesmo que os pais sejam separados, os nomes podem vir impressos nos lugares de praxe, ou cada nome em linhas diferentes do convite sem “e” ou “com” entre o nome dos dois.
Os nomes dos pais da noiva ficam em cima, à esquerda e à direita, os nomes completos do pai e da mãe do noivo, o nome do homem fica acima do da mulher e devem aparecer completos (com sobrenome).
Não se menciona qualquer tipo de título como Dr. ou Eng.
É mais simpático e mais claro e escrever “convidam para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos”, evitando-se termos solenes como “têm a honra de convidar”.
ENDEREÇOS
No endereço aplica-se a mesma regra se não se usar símbolos: escrever Rua e não R. ou Avenida e não Av.
O endereço dos pais da noiva fica à esquerda e o dos pais do noivo à direita, dos mesmos lados que as outras informações relacionadas a eles.
O endereço da noiva e do noivo deverá constar centralizado no final do texto do convite, para que os convidados saibam para onde mandar os presentes.
O texto do local da cerimônia deve ser simples e objetivo, com as seguintes informações: horário, data, local e endereço, com as informações da recepção em seguida e por extenso.
A DATA E A HORA
A data e a hora devem ser escritas por extenso: “vinte e oito de abril de dois mil e dez às dezenove horas”.
É comum que se coloque o horário adiantado em quinze minutos antes do horário da cerimônia, para que todos os convidados estejam na igreja quando a noiva entrar.
TRAJES
O convite de casamento também pode mencionar o tipo de traje a ser usado, logo embaixo dos endereços.
R.S.V.P.
Do francês “respondéz s’il vous plait”, RSVP significa “responda, por favor”.
É um pedido para que os convidados confirmem ou não a sua presença.
Em casamentos formais o RSVP costuma ser um cartão separado do convite com um número de telefone para qual os convidados devem telefonar.
Se for impresso no convite, deve aparecer abaixo, à direita.
QUANTIDADE
Na hora de efetivar a encomenda dos convites, levem em consideração a lista de convidados, dando especial atenção ao fato de que eles serão endereçados às famílias e não a cada integrante delas, o que faz com que o número de convites seja menor do que a lista de convidados: em média, um convite para cada três convidados.
Mesmo assim, mandem imprimir um número de 10% a 20% maior de convites, pois não se deve esquecer que podem surgir convidados de última hora.
Convém que sejam encomendados ainda alguns envelopes a mais, quando este for separado do convite, pois podem ocorrer erros de caligrafia.
ENCOMENDANDO
Após a escolha, façam um contrato especificando o prazo de entrega e os números de convites.
Passem todas as informações do convite para gráfica por escrito e peçam uma amostra antes da impressão final, para conferência de algum erro.
A correção da impressão é responsabilidade dos noivos e se houver algum erro, a gráfica não pagará a reimpressão caso haja algum erro, portanto, confiram muito bem o texto (datas, horários, endereços) antes de mandar imprimir.

GUARDEM

Lembrem-se de guardar um convite para recordação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário